Ananim ananão, vou para o TikTok e para o Instagram não?!

29/02/2024

Pronto, está bem: a rima não é lá essas coisas, mas vale mesmo a pena ler o artigo (prometemos!). Dito isto, agarrem-se bem, porque hoje vamos olhar para a realidade dos factos em duas das plataformas de redes sociais que mais cresceram nos últimos anos!

 

É isso mesmo, vamos mergulhar de cabeça nos universos alucinantes do TikTok e Instagram e em como podem encaixar (ou não) nas estratégias de marketing digital das empresas.

 

Mas antes de começarmos a cantar os seus louvores, como se fossem a última Coca-cola do deserto, vamos pôr travão a fundo e olhar longa e duramente para a realidade, pode ser? Sim, nós sabemos, devem estar a pensar “Wow, miúdas, porque é que estão armadas em desmancha-prazeres hoje? Bem, alguém tem de o fazer! Por isso, sentem-se e apertem o cinto, porque estamos prestes a separar os factos da ficção no mundo do marketing das redes sociais.

 

Em primeiro lugar olhemos para o TikTok. Esta plataforma é como o oeste selvagem das redes sociais: aqui vale tudo e as tendências surgem e desaparecem mais depressa do que se consegue dizer “vídeo viral”. Não nos interpretem mal, é definitivamente algo a considerar e os seus mil milhões de utilizadores ativos mensais em todo o mundo fazem dela uma das plataformas mais “quentes” do momento. Em 2023, a aplicação atingiu o impressionante número de 1,92 mil milhões de utilizadores, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, e espera-se que atinja os 2 mil milhões até ao final de 2024. Mas não nos precipitemos: só porque toda a gente (incluindo as avózinhas!) está no TikTok não significa que seja uma mina de ouro para as empresas.

 

Como dissemos anteriormente, em 2023, o TikTok continuou a sua ascensão meteórica, ultrapassando os 1,5 mil milhões de downloads a nível global, de acordo com a Sensor Tower. Mas o mais importante é que a sua base de utilizadores se expandiu em todas as faixas etárias, com um aumento significativo destes na dos de maiores de 30 anos. No entanto, apesar do seu enorme alcance, o ecossistema de publicidade do TikTok ainda está a evoluir, com as empresas a navegarem na cultura e no formato de conteúdo únicos da plataforma.

 

O apelo do TikTok reside na sua capacidade de captar a atenção do público mais jovem, com a Geração Z e os Millennials a constituírem uma parte significativa da sua base de utilizadores. O formato de vídeo curto da plataforma, juntamente com a descoberta de conteúdos orientada por algoritmos, transformou-a num terreno fértil para sensações virais e fenómenos culturais. Para as empresas, o TikTok oferece uma oportunidade de ouro para mostrar a personalidade da sua marca, ligar-se ao seu público a um nível mais profundo e aproveitar as últimas tendências para se manterem relevantes num cenário em rápida mudança.

 

Desde desafios virais (alguns mais idiotas do que outros!) a vislumbres dos bastidores, o TikTok permite às empresas humanizar a sua marca e construir relações autênticas com o seu público. Ao tirar partido das poderosas funcionalidades do TikTok, como os Duetos e o Costurar, as empresas podem promover conteúdos gerados pelos utilizadores e incentivar o seu envolvimento, transformando espectadores passivos em participantes ativos na história da sua marca. Mas, no que diz respeito à sua empresa, será que isto se vai traduzir em leads ou, melhor ainda, em vendas?

 

A seguir, vejamos o Instagram. Ah, o gigante do storytelling visual! Com os seus 1,5 mil milhões de utilizadores ativos mensais e novas funcionalidades reluzentes como os Reels e as Shops, não é de admirar que as empresas se juntem ao Instagram como traças à volta da luz. Mas calma, minha gente: o Instagram não é só unicórnios e arco-íris.

 

Em 2023, o Instagram continuou a dominar o panorama das redes sociais, com uma base de utilizadores em constante crescimento. De acordo com o Statista, os utilizadores ativos mensais do Instagram ultrapassaram os 2 mil milhões em 2023, solidificando a sua posição como uma das plataformas de redes sociais mais populares a nível mundial. Além disso, a introdução dos novos recursos Reels e Shops aumentou ainda mais o seu apelo, quer para utilizadores individuais como para empresas.

 

A força do Instagram reside na sua natureza visual, proporcionando aos negócios uma plataforma para mostrarem os seus produtos e contarem a história da sua marca através de imagens e vídeos apelativos. A introdução dos Reels, a funcionalidade de vídeo de curta duração do Instagram, acrescentou uma nova dimensão à plataforma, permitindo às empresas criar conteúdos cativantes num formato que agrada aos consumidores modernos (e talvez, só talvez, fazer alguma sombra sobre o TikTok!).

 

Para as empresas, o Instagram oferece uma panóplia de oportunidades para se ligarem ao seu público, promoverem o seu envolvimento e, em última análise, potenciarem as vendas. Desde o lançamento de produtos até às parcerias com influenciadores, o Instagram oferece aos negócios de todo o mundo uma poderosíssima plataforma para chegarem ao seu público-alvo, criarem consciência da marca (brand awareness) e direcionarem tráfego para o seu website ou loja online (através das stories e ferramentas de bio linking como o Link in Bio ou o Linktree).

 

“Fantástico!”, já o conseguimos ouvir dizer, “mas e então, onde é que isso nos deixa?”. Bem, aqui está a verdade nua e crua: o TikTok e o Instagram são apenas utensílios na sua caixa de ferramentas de marketing. Não são varinhas de condão que resolverão milagrosamente todos os problemas do seu negócio. Em qualquer um dos dois, ainda há muito trabalho que tem que fazer, meu amigo. Continua a ter de criar um “conteúdo de arrasar”, interagir com o seu público e (o melhor de tudo) fechar a bendita venda!

 

Veja as coisas desta maneira: o TikTok e o Instagram são o isco, mas é você que tem que puxar o peixe. E se não tiver cuidado, pode acabar com um anzol vazio e uma grande quantidade de tempo e esforço (para não falar de dinheiro) perdido. Por isso, antes de apanhar a onda do TikTok ou de gastar uma pequena fortuna em anúncios no Instagram, dê um passo atrás e pergunte-se: “O meu negócio está pronto para isto?”. E se a resposta for não, então tem muito que trabalhar. A sério, tem mesmo, e de preferência mais cedo do que mais tarde, porque o comboio do marketing nas redes sociais já está em andamento.

 

No fim de contas, o TikTok e o Instagram são o que se faz deles. É certo que podem ajudá-lo a alcançar novos públicos e a aumentar a notoriedade da sua marca, mas se o seu website for uma porcaria ou a sua equipa de vendas estiver “em parte incerta”, é como se estivesse a gritar para o vazio. Está na altura de se olhar longa e duramente ao espelho e questionar, se enquanto negócio, está ou não preparado para este reality check.

 

Na batalha entre o TikTok e o Instagram, não existe uma “resposta certa” ou um “tamanho único” que fique bem a todos. Enquanto o TikTok se destaca por captar a atenção de grupos demográficos mais jovens através do seu conteúdo viciante, o Instagram oferece uma plataforma mais diversificada e visualmente envolvente para as empresas contarem as histórias das suas marcas. Então, para onde é que as empresas devem ir, que é como quem diz, qual devemos então escolher? A resposta está na identificação e compreensão do seu público-alvo, da sua identidade de marca e dos seus objetivos de marketing. Para aqueles que procuram abraçar a exuberância da cultura jovem e aproveitar as ondas das tendências virais, o TikTok pode ser a plataforma de eleição. Por outro lado, as empresas que procuram tecer narrativas visualmente cativantes e ligar-se a um grupo demográfico mais vasto poderão encontrar no Instagram o seu santuário digital.

 

A melhor estratégia pode ser mesmo o tal “ananim ananão” e experimentar (leia-se, testar) ambas as plataformas. Afinal, no mundo do marketing digital, uma pitada de humor, um pouco de criatividade e uma boa capacidade (e vontade!) de adaptação são os segredos do sucesso. Por isso, porque não abraçar o “caos” e fazer algum barulho tanto no TikTok como no Instagram para explorar e decidir qual se adequa melhor ao seu negócio?

 

O que podemos dizer? A realidade é uma treta. Com o panorama digital em constante evolução, o debate sobre qual a plataforma rainha vai continuar. O marketing de redes sociais está em constante mudança e pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas quando utilizado estrategicamente. O TikTok e o Instagram oferecem um potencial imenso para alcançar e interagir com o seu público-alvo, mas não são uma solução mágica. O sucesso requer um conhecimento sólido desse dito público, conteúdos apelativos e estratégias de vendas eficazes. Por isso, prepare-se, deite as mãos ao trabalho e comece a navegar pelo mundo (maravilhoso e) selvagem do marketing nas redes sociais.

Que comecem os jogos!

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!