O início do ano é o momento perfeito para, não só tomar algumas resoluções de Ano Novo, mas também para fazer alguma análise de marketing digital ao seu negócio.
É isso mesmo: é altura de dar uma olhadela às estatísticas do seu website e tentar perceber o que pode ser melhorado ou adicionado.
Pode não estar a usar o Google Analytics diariamente para verificar este desempenho e pode até ter um funcionário dedicado que está encarregue deste tipo de tarefa, mas, mesmo assim, é sempre uma boa ideia analisar os seus dados trimestralmente ou, pelo menos, anualmente, para entender melhor como as coisas vão.
Preparámos algumas ideias para si sobre onde começar a sua análise de marketing digital.
É claro que o Analytics tem muitas informações e pode aprofundar a sua análise como desejar, mas queremos dar-lhe apenas um ponto de partida. Então, abra a sua conta de Google Analytics e vamos a isso!
1. Verifique quais os canais de marketing que estão a funcionar muito bem para o seu negócio e quais os que estão com um desempenho baixo.
Vá a Aquisição–Descrição Geral. Selecione o período do ano de 2022 em comparação com 2021. Agora pode ver todas as maneiras pelas quais as pessoas encontraram o seu site. Veja quais os canais que lhe estão a trazer mais leads (nas colunas de conversões), quais os canais que atraíram mais visitantes naquele ano em comparação com o anterior. E depois pense em quanto está a investir em cada um desses canais. Está a gastar a maior parte do seu orçamento de marketing em algo que não gera leads suficientes? Existe um canal de marketing que recebe muito pouco investimento, mas gera mais vendas? Que canal traz conversões sem um valor monetário imediato (por exemplo, subscrições de newsletters) e qual o que lhe traz principalmente vendas? Que canais é que o ajudam a vender os seus produtos mais caros e elaborados, e quais os que resultam em vendas de produtos em que talvez não se queira concentrar neste momento?
Para poder comparar realmente o desempenho de todos os canais, poderá querer calcular o Retorno Sobre o Gasto em Anúncios (ROAS – Return On Advertising Spend) para cada um deles. É bastante fácil:
ROAS = Receita Bruta da Campanha de Publicidade / Custo da Campanha de Publicidade.
Por exemplo, se gastou 500€ numa campanha que gerou numa receita de 2000€, então o seu ROAS é de 2000€ / 500€ = 4€ (ou 4:1, ou 400%, se preferir); o que significa simplesmente que por cada 1€ que investe em publicidade, gera 4€ de receita. Calcule isto para cada canal de tráfego e será capaz de comparar realmente o seu desempenho.
E após este tipo de análise de marketing digital, talvez queira repensar os seus orçamentos para 2023.
2. Quais as páginas do seu site que estão com melhor desempenho?
Vá a Comportamento–Conteúdo do Site–Todas as Páginas. Quais são as páginas que recebem mais tráfego? Quais as páginas que são mais interessantes para os utilizadores? São sobre o produto ou serviço que mais quer promover? Quais as páginas que estão com um desempenho baixo (consulte a taxa de rejeição e a taxa de saída). O ideal é garantir que as páginas populares do seu website tenham sempre conteúdo “fresco”. E não quer que a página vista com mais frequência tenha informações desatualizadas. O que pode melhorar ainda mais nessas páginas? Há mais informações úteis para lá adicionar ou pode criar alguns infográficos? Essas páginas são facilmente acessíveis no website ou pode simplificar o acesso alterando a sua estrutura de links internos? E quanto às páginas com baixo desempenho, o que pode fazer para melhorar a experiência do utilizador nessas páginas?
3. Verifique se todas as formas de conversão no seu website estão a funcionar bem.
Vá a Metas–Descrição Geral. Aqui pode ver todas as ações de conversão no site e também os locais de conclusão da conversão. Está a receber muito de um só tipo de conversão e quase nada dos outros? Isto é justificado? Ou talvez, por exemplo, as pessoas estejam a ignorar o seu formulário de contacto e prefiram enviar-lhe um e-mail, porque o dito formulário tem muitos campos de preenchimento obrigatório? Pode melhorar a experiência do utilizador? Tem uma página na qual a maioria das conversões acontece? Analise o porquê desta página em particular. O que pode aprender com ela para melhorar a taxa de conversão noutras páginas? Se tem um produto/serviço que deseja promover/vender mais do que outros, verifique se as maneiras de o comprar/entrar em contacto são fáceis o suficiente para o utilizador.
Estas são apenas algumas ideias iniciais para a sua análise de marketing digital de Ano Novo. Comece aqui e vai conseguir algumas informações muito úteis para o seu estudo e plano de marketing para 2023.
Boas análises!