Marketing digital com um orçamento (super) limitado? Sim, é possível!

17/11/2023

Esta é uma questão comum para as pequenas empresas, ou para aqueles que estão a começar e que talvez até estejam a planear deixar o seu emprego para finalmente seguirem os seus sonhos. Para que qualquer negócio arranque, é necessário educar os seus clientes, dizendo-lhes que existe e que tem algo muito interessante para lhes oferecer. Por isso, mais cedo ou mais tarde, há que recorrer ao marketing digital. Mas há um problema: quase não tem orçamento para publicidade, quanto mais para contratar uma boa agência. E agora? Atira a toalha ao chão e desiste? Claro que não!

 

Há muitas coisas que pode experimentar no marketing digital, mantendo um orçamento mínimo. Hoje, queremos partilhar consigo algumas ideias sobre por onde começar.

 

Hoje queremos partilhar consigo algumas ideias sobre por onde começar.

1. Primeiro, dedique algum tempo a educar-se.
Este ponto é crucial para o seu sucesso online. Sim, está a poupar dinheiro ao optar por não contratar uma agência, mas, sem saber absolutamente nada do que está a fazer, é fácil cometer alguns erros com a sua publicidade online e acabar por perder dinheiro desnecessariamente. Para evitar esta situação infeliz, é necessário investir algum tempo e esforço na sua educação sobre este. Felizmente, existem muitos materiais de qualidade à sua disposição, online e gratuitos. Preparámos algumas sugestões para si:

 

– Em primeiro lugar, recomendamos que comece com os recursos que a Google e a Meta prepararam para anunciantes “de primeira viagem” e que estão disponíveis gratuitamente para todos. Basta pesquisar por Google Skillshop ou Meta Blueprint e começar a aprender. Estes cursos são muito bons para principiantes!

– Em seguida, pode explorar artigos de blogues que pode encontrar online e aprender com eles sem gastar um cêntimo. Aqui podemos ser um pouco tendenciosas, mas achamos que o blogue da CLARITY é um exemplo de um excelente recurso para aprender sobre diferentes tópicos do marketing digital.

– Numa fase final deste seu “percurso educativo”, quando já estudou as bases e está pronto para se lançar na promoção do seu projeto ou empresa, pode ainda sentir-se um pouco intimidado por ter de o fazer sozinho. Bem, neste caso, há uma boa opção para si. Em vez de contratar uma agência para fazer o seu marketing digital, pode optar por contratar uma agência que lhe faça consultoria. Desta forma, evita mensalidades dispendiosas, mas nunca se sente sozinho, pois terá sempre alguém para rever a sua estratégia ou mesmo ajudá-lo a construir uma. Pode utilizar estes serviços com a frequência que precisar, quando precisar; pode ser apenas uma hora por mês para verificar a sua estratégia global e as ações em curso vs. os resultados, por exemplo. É óbvio que não se trata de uma solução gratuita, mas pagar uma ou duas horas por mês para obter apoio especializado não é, de modo algum, algo que o fará gastar muito dinheiro. Muito pelo contrário, pode efetivamente poupar-lhe uns valentes euros, uma vez que um profissional o aconselhará sobre a forma de otimizar o seu trabalho em marketing digital e sobre onde e como pode obter um melhor retorno do seu investimento. Para além disso, durante o processo, irá certamente aprender muito e aprofundar os seus conhecimentos. Se quiser, pode recorrer ao apoio da CLARITY para este efeito – não hesite em contactar-nos.

 

E agora sim, vamos lá aos caminhos exatos que pode seguir para trabalhar o seu marketing digital com um orçamento muito limitado.

 

2.  As alegrias das redes sociais!
Ainda não tem um website? Bom, um dia destes precisa mesmo de criar um. Mas antes de o fazer, certifique-se de que existe nas redes sociais, especialmente naquelas em que o seu público-alvo gosta de passar tempo.

Felizmente, criar um perfil nas redes sociais é fácil e gratuito. Publique conteúdo útil, esteja presente, interaja com o seu público, responda às suas questões ou dúvidas e talvez consiga poupar dinheiro suficiente para contratar um web designer para criar o seu site. Reparou como excluímos a criação de um website das práticas “faça você mesmo” que estamos a enumerar? Isso é porque é realmente melhor obter ajuda nesta área, uma vez que existe uma grande probabilidade de acabar com algo que, no final, será mais fácil de deitar fora do que de corrigir. Mas se lhe apetecer aprender web design e estiver pronto para optar por algumas soluções “pré-preparadas”, como temas WordPress premium, pode definitivamente fazê-lo. Mais uma vez, e ainda mais importante do que no ponto anterior, EDUQUE-SE primeiro.

 

3. Não tem muito dinheiro, mas sente que precisa de fazer alguma publicidade? Comece com os anúncios do Facebook e do Instagram!
Nestas plataformas pode ter um orçamento tão baixo como 1€. Qualquer pessoa pode amealhar 10-15€ por mês para gastar em anúncios. E sim, um investimento tão pequeno não lhe trará, muito provavelmente, um oceano de vendas, mas permitir-lhe-á testar as águas e sentir-se confortável com o Gestor de Anúncios do Meta, bem como ganhar os seus primeiros seguidores na página ou alguma notoriedade inicial da marca.

 

4. Ainda não está pronto para investir em publicidade? Não há problema! Se tem um website pode começar a concentrar-se no seu SEO.
Isto significa que não tem de investir dinheiro, mas terá definitivamente de investir muito mais tempo do que em publicidade. Mais uma vez, EDUQUE-SE. Precisa de aprender as noções básicas de “on-page SEO” para compreender como melhorar o seu site aos olhos do Google, fazer a sua pesquisa de palavras-chave e, sim, produzir toneladas de conteúdo, enquanto tenta obter alguns links de outros websites que apontem para o seu (backlinks). Parece difícil? Bem, é uma tarefa de considerável dimensão e não tão fácil quanto isso. Mas as boas notícias é que a pode dividir em porções mais pequenas e “atacar” uma de cada vez. Crie o hábito de se dedicar ao SEO do seu site pelo menos uma hora por dia e, em três meses, ficará surpreendido com o que já foi feito.

 

5. Portanto, tem o seu perfil nas redes sociais, está a publicar algum conteúdo e até a investir um pouco em anúncios, há mais alguma coisa que possa fazer? Sim, e-mail marketing!
Especialmente se não tiver um website, tem de fazer chegar o seu conteúdo ao seu público-alvo de alguma forma. E o e-mail marketing pode ser uma forma de o fazer! Poderá dizer que ainda não tem uma base de dados de correio eletrónico? Então, comece a construir uma! Uma forma de o fazer é criar uma “oferta” (como um voucher em PDF para um desconto de 5% na próxima compra, ou um “manual de instruções” ou “guia” sobre algo, por exemplo) para o nicho de clientes da sua empresa. Certifique-se de que se trata de algo realmente útil para os seus potenciais clientes e, em seguida, faça uma campanha nas redes sociais, oferecendo esse presente “gratuitamente” em troca dos seus endereços de e-mail. Construir uma base de dados levará algum tempo, mas porque não começar hoje? Certifique-se apenas de que está a par de todos as regras do RGPD antes de começar.

 

Queremos que não seja ingénuo e compreenda que, sempre que possível, é melhor contratar ajuda profissional quando não tem conhecimentos ou experiência na área do marketing. Isto irá, com certeza, poupar-lhe dinheiro a longo prazo e também irá libertar muito do seu valioso tempo.

 

Mas antes que o seu negócio cresça e atinja o ponto em que isto é possível, não há absolutamente nada que o impeça de fazer experiências e de se dedicar ao marketing digital por conta própria, em modo “faça você mesmo”. Eduque-se, seja proactivo e o sucesso virá! E, em qualquer momento de dúvida, pode sempre obter alguma CLARITY contactando-nos!

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!