Os básicos do SEO: Rastreabilidade (crawlability) ou porque é que o meu site não aparece no Google

04/05/2021

Ora bem, o seu website não aparece no Google? Mesmo se procurar pelo nome da sua marca, não há resultados? Ou, talvez, o problema seja que a sua recém-criada página, que passou tantas horas a preparar, não está em nenhum lugar… Está a sentir-se desesperado, certo? Em primeiro lugar, e embora isto seja um pouco assustador, não entre em pânico. O problema pode muito provavelmente ser resolvido com facilidade.

 

No entanto, para ser bem-sucedido, você precisa entender o que é a rastreabilidade (crawlability).

 

O Google possui robôs (rastreadores, bots ou crawlers) que, sem descanso, 24 horas por dia e 7 dias por semana, seguem links na internet, indo de página em página, descobrindo novos sites e novas páginas ou verificando se há alterações nas existentes. Este processo é chamado de rastreamento (crawl).

 

Então, a rastreabilidade é a capacidade que os bots do Google têm de seguirem um link, entrarem e “verem” uma página.

 

Se os rastreadores do Google forem bloqueados no seu website ou página, eles não vão poder descobrir a sua existência ou conteúdo e assim, o Google não adicionará o seu website ou página ao seu índice (index) e, portanto, ele não será mostrado na página de resultados da pesquisa. Se se aperceber que algumas das páginas do seu site não estão a aparecer nos resultados da pesquisa do Google, a sua primeira reação deve ser verificar a sua rastreabilidade.

É aqui que as coisas ficam um pouco mais técnicas, portanto, se possível, peça ajuda à sua agência de marketing ou à sua assistência informática, para que eles verifiquem o seu site e procurem eventuais problemas de rastreabilidade.

 

Mas, se estiver curioso e quiser saber mais sobre este assunto, ou se for fã de uma abordagem “faça você mesmo”, vamos espreitar onde procurar para verificar a rastreabilidade do website.

 

1. Verifique o ficheiro robots.txt. Este é o “sítio” onde os bots do Google irão procurar por instruções. Às vezes, é necessário impedir que parte do site seja rastreado ou indexado, como, por exemplo, aquelas páginas que ainda estão em construção e que não quer que sejam mostradas no Google antes de estarem acabadas. Esta instrução pode ser colocada no arquivo robots.txt e assim, quando o bot aceder ao site, verificar o robots.txt e visualizar as instruções, ele não rastreará a parte “em construção” tal como anteriormente previsto. Apostamos que consegue imaginar o que acontecerá se houver uma instrução desatualizada nesse ficheiro ou se (Deus nos livre!), por algum motivo, houver uma pequenina linha de código lá que restringe o acesso dos bots ao website no seu todo, certo?!

Se for este o caso, eis o que precisa fazer:
– abra os seus arquivos no servidor;
– abra a pasta de raiz do seu domínio (root);
– encontre o arquivo robots.txt (se existir);
– verifique se há algumas diretivas “Disallow” e, se necessário, corrija-as.
Certifique-se de que sabe exatamente o que está a fazer antes de editar este arquivo, pois pode literalmente bloquear o Google do seu website por engano. Se não tiver a certeza, peça ajuda a um profissional.

 

2. Além do robots.txt há mais uma maneira de fornecer instruções aos robôs do Google, mas ao nível de cada página. É possível adicionar uma meta tag (ou etiqueta meta) especial à página – a etiqueta “noindex“. Neste caso, os bots do Google rastrearão a página, mas não a adicionarão ao índice, portanto, a página nunca será mostrada nos resultados da pesquisa. É por isso que é tão importante verificar que as páginas que deveriam aparecer no Google não têm essa etiqueta.

 

Neste caso, o que precisa fazer é:
– abra a página em questão no seu navegador (browser);
– clique com o botão do lado direito do rato e escolha a opção “ver fonte da página”;
– quando o código estiver aberto, pressione Ctrl+F e procure por “noindex”;
– se nada for encontrado, então está tudo bem. Mas se encontrar uma tag noindex numa página que deve ser indexada, entre em contacto com a sua equipa de apoio informático para a remover.

 

Alternativamente, se o problema for específico de uma determinada página, você pode usar a Ferramenta de Inspeção de URL no Google Search Console. Verificar a página em questão vai fornecer-lhe informações diretamente do Google sobre se a página foi rastreada e indexada e, caso não tenha sido, qual poderá ser o problema.

 

Muito provavelmente, depois de verificar os dois pontos anteriores, encontrará e resolverá o problema e, passado algum tempo, quando o Google rastrear (crawl) novamente o website, as páginas serão inseridas no seu índice e ficarão disponíveis.

 

No entanto, se a questão persistir, procure ajuda profissional e peça uma auditoria de SEO para investigar o problema em mais detalhe.

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!