As minhas campanhas de Google Ads estão a ter sucesso? Preciso melhorar alguma coisa e, se sim, o quê?!

14/10/2020

Estas são perguntas que todos os anunciantes “de primeira viagem”, do tipo faça você mesmo, eventualmente começam a colocar a si mesmos. Se está a fazer correr as suas campanhas de Google Ads há algum tempo, pode estar constantemente a tentar melhorar algo e a otimizar os seus anúncios, para que eles sejam sempre melhores. Mas será que existe alguma diferença real nos resultados? Ou será que está a tentar resolver um problema implementando a solução errada?

 

Deixe-nos partilhar consigo algumas ideias sobre onde procurar potenciais melhoramentos nos seus Google Ads e quais seriam eles.

 

Se está a correr as suas campanhas há já algum tempo, então definitivamente tem alguns dados históricos na sua conta que pode analisar. No entanto, se acabou de ativar a sua campanha, precisa esperar um pouco para ver os resultados e obter estatísticas suficientes para tomar uma decisão informada.

 

Se tiver vários meses de dados, aqui estão algumas ideias para si. Entre na sua conta e selecione um intervalo de tempo para a sua análise. Sugerimos que este seja, no mínimo, de um mês, mas poderá ver ainda melhor alguns padrões se analisar, por exemplo, um período de 3 meses. Agora é preciso comparar os resultados dos últimos 3 meses com os resultados dos 3 meses anteriores. Em alternativa, se tiver mais dados, pode comparar períodos de 3 meses durante este ano com os mesmos períodos durante o ano anterior. Desta forma, vai ter uma melhor noção sobre se os resultados estão a melhorar ou não.
Então, que números deve analisar e quais as melhorias a implementar?

 

1. Analisar – Quota de Impressão / Otimizar – orçamento, lances e a sua oferta:

Analise a Quota de Impressão das suas campanhas de Google Ads ou, por outras palavras, a percentagem de impressões que os seus anúncios receberam em comparação com o número total de impressões que poderiam obter. Se perceber que a sua quota de impressões está baixa, ou a diminuir cada vez mais com o tempo, verifique e otimize em primeiro lugar os seus orçamentos e lances e, em seguida, examine a sua concorrência. Talvez precise de investir mais na campanha, talvez precise de alterar a sua estratégia de lance. Ou talvez precise de verificar as suas Informações de leilão e ver com que outras empresas está a competir nesta campanha, ver quem é o vencedor e tentar analisar o que ele está a oferecer. Poderá querer ajustar a sua oferta e anúncios para se tornarem mais atraentes para os seus clientes e tentar “roubar” algumas impressões e cliques adicionais aos seus concorrentes.

 

2. Analisar – CTR (click-through-rate) / Otimizar – os seus anúncios:

O CTR (ou Taxa de Cliques) mostra a percentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio, dentre as pessoas que o viram. Se este número está a piorar, então é altura de os renovar. Veja se pode tornar os textos dos seus anúncios mais atraentes para o seu público, tente resolver os problemas exatos que o seu target possa estar a enfrentar e sugira imediatamente uma solução que você pode fornecer. Analise as suas extensões de anúncio, pois elas são a ferramenta perfeita para fazer o seu anúncio destacar-se e mostrar ainda mais vantagens, ou benefícios, que o seu público terá se optar por se tornar seu cliente.

 

3. Analisar – Taxa de Rejeição / Otimizar – página de destino (landing page):

A Taxa de Rejeição é a percentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio, acederam ao seu website e saíram dele sem abrir mais páginas ou realizar qualquer outra ação. Se notar que a sua taxa de rejeição está alta, pode com certeza começar por verificar os termos de pesquisa na sua conta de Google Ads, para ver se as palavras-chave que usa estão a gerar tráfego relevante. Mas, muito provavelmente, você já fez isto, logo depois de ativar a sua campanha. Então, se a sua taxa de rejeição começou a piorar agora, é bem possível que não precise de procurar um motivo na sua conta de Google Ads, mas sim de analisar a sua página de destino (ou landing page). A sua oferta está claramente expressa nessa página? Captura a atenção dos utilizadores desde o primeiro momento? A sua página cria um sentimento de credibilidade? Todas as suas vantagens competitivas estão apresentadas de forma fácil de entender? Se acha que a sua página é a melhor possível, dê uma olhadela nas páginas do seu concorrente direto. Talvez lhe esteja a escapar alguma coisa. Ou talvez a sua oferta esteja um pouco cara e as pessoas fechem o site porque acham que podem obtê-la facilmente por menos dinheiro noutro sítio. A melhor maneira de continuar a melhorar a sua landing page é através de testes A/B (A/B testing). Coloque online duas versões da mesma página, obtenha estatísticas sobre qual delas funciona melhor, aplique a alteração permanentemente e comece a testar o próximo ponto.

 

4. Analisar – taxa de conversão / Otimizar – página de destino (landing page) e a própria oferta:

Se os utilizadores não rejeitam a sua página, mas ainda não há leads a chegar, você pode querer analisar todos os pontos que estava a analisar anteriormente por causa da taxa de rejeição, mas de uma forma mais pormenorizada. Se está a obter tráfego relevante (as pessoas estão interessadas o suficiente para clicar no seu anúncio) que está potencialmente interessado no seu produto ou serviço (eles não saem da página), então é a página que “não vende”, ou a sua oferta que não é boa o suficiente. Veja se consegue melhorar os conteúdos da sua página e, mais uma vez, analise as ofertas dos seus concorrentes e as necessidades do seu público-alvo. Não se trata do que VOCÊ quer VENDER, mas sim do que os SEUS CLIENTES querem COMPRAR.

 

5. Analisar – vendas / Otimizar – processo de vendas:

Às vezes, vemos situações em que está a chegar tráfego à página, os leads estão a entrar num bom volume e com um bom preço, mas quase não há vendas reais. Neste momento, os empresários tendem a recorrer aos profissionais de marketing digital e pedir-lhes para “otimizar melhor as campanhas de Google Ads”. Mas, se não houver nenhum problema com os leads recebidos, não há virtualmente nada que um destes profissionais possa fazer. Para conseguir mais vendas, vai precisar de trazer a sua análise do mundo online para o mundo real e perguntar a si mesmo: a sua equipa de vendas está a fazer um bom trabalho? Talvez esteja na altura de introduzir ou alterar os seus scripts? As suas condições de entrega são “confortáveis” para os clientes? O tempo de espera por opções “esgotadas” é razoável? E assim por diante. Você pode colocar muitas outras perguntas em análise, dependendo do seu tipo de negócio específico.

 

Poderá realizar este tipo de análise uma vez por trimestre, ou a cada 6 meses e, de seguida, otimizar o seu desempenho digital com base nas suas descobertas.

 

Não há limite para o quão profunda pode ser a sua análise, mas se começar com, pelo menos, estes 5 pontos, já poderá sentir uma grande diferença nos resultados.

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!