Se é anunciante no Google Ads, a campanha PMax (ou Performance Max, ou campanha de Máximo Desempenho) já não é estranha para si. Este tipo de campanha baseada em objetivos, permite aos anunciantes que fazem publicidade de desempenho aceder a todo o inventário do Google Ads a partir de uma só campanha. E, ainda que seja relativamente recente novo, já ganhou muitos fãs dado os resultados que costuma trazer.
Segundo o Google, “a campanha PMax foi concebida para complementar as suas campanhas de pesquisa baseadas em palavras-chave e ajudar a encontrar mais clientes que geram conversões em todos os canais da Google, como o YouTube, a Rede de Display, a Pesquisa, o Discover, o Gmail e o Maps”.
E a verdade é que funciona! Mas e também sabia que é possível automatizá-las, criando regras? As regras automatizadas são simples comandos dados ao Google Ads para transformar em automáticos certos processos manuais. São muito úteis, por exemplo, em épocas festivas, ou em campanhas promocionais cujas datas calham no fim de semana. Pode ficar no sofá a ver a sua série favorita da Netflix, ou ir dar uma volta pelo campo, que o Google trata de tudo por si, de acordo com as indicações que lhe deixou!
Até agora, e para os tipos de campanhas mais comuns, como Pesquisa e Display, ouvimos falar em “grupos de anúncios” do Google Ads.
Mas as campanhas PMax, representam uma evolução significativa relativamente às estruturas de campanha tradicionais. Uma das suas principais distinções é ali não existirem os tais “grupos de anúncios”, mas sim “grupos de recursos”. Nestas campanhas de Desempenho Máximo, os anúncios são criados de forma dinâmica com base nos recursos carregados pelo anunciante (tal como as imagens, vídeos, títulos e descrições) e de acordo com o objetivo de desempenho selecionado (vendas, leads, visitas à loja local, etc.). Portanto, não há grupos de anúncios, mas sim grupos destes recursos.
Agora que já percebemos a lógica por detrás da diferença entre grupo de anúncios e grupo de recursos, o primeiro passo para conseguir criar uma regra automatizada para “o grupo de anúncios da campanha PMax” é começar a chamar este grupo pelo nome correto.
O seu cérebro insiste em resistir? Não se preocupe, o nosso fez o mesmo no início, mas já se habituou! O termo correto é “grupo de recursos” e é esta opção que temos que selecionar sempre que quisermos criar uma regra automatizada ao nível do grupo de recursos de uma campanha PMax.
Partilhamos consigo, duas vias diferentes para criar regras automatizadas para as suas campanhas PMax no Google Ads (repare que estas também são opções válidas para qualquer tipo de campanha, não só as de Desempenho Máximo) e assim é só escolher a que for mais simples para si:
1. Diretamente no ícone de pesquisa no Google Ads – esta é a forma mais intuitiva. Assim que entra na sua conta de Google Ads, basta escrever “regras” na barra de pesquisa e irá aceder diretamente ao separador das “Regras automatizadas”. Clique no pequeno “+” azul no lado esquerdo em cima e selecione “Regras de grupos de recursos” – sim, isso mesmo, não é campanha nem grupo de anúncios. Crie as condições para a sua nova regra e tcharam, está feito!
2. Dentro da campanha – esta é a forma mais metódica. Entre na campanha PMax e clique em “Grupo de recursos”, mude a visualização para “Tabela” (por defeito, entramos sempre na visualização “Sumário”), selecione o grupo de recursos, clique em “Editar” e depois em “Criar regra automatizada”. E já está, vai aparecer a tabela com o esquema de criação de regra. Neste caso, após ter criado a regra, aconselhamos-lhe vivamente a ir ao separador das regras automatizadas (acesso rápido explicado na opção 1) para verificar se a regra foi criada como pretendia.
Comece já a criar as suas regras automatizadas ao nível do grupo de recursos das campanhas Performance Max no Google Ads e tire o máximo partido delas.
E se lhe perguntarem qual o nome dos grupos dentro das campanhas PMax, já consegue responder corretamente? Isso mesmo, é “grupo de recursos”! Mas se ainda lhe sai o “grupo de anúncios”, não se preocupe: seja meigo e paciente com o seu cérebro, leia outra vez o artigo ou peça-nos ajuda. Nós não só sabemos os nomes todos, como somos barras a trabalhar Google Ads! E olhe que não somos só nós que o dizemos, são os nossos clientes e até o próprio Google!