Como fazer publicações em vários idiomas no Instagram e Facebook

22/07/2021

O seu público-alvo fala maioritariamente português, mas também inglês ou ainda uma outra língua? Quando publica conteúdo no Facebook e Instagram, fá-lo usando os vários idiomas ao mesmo tempo em cada post e separa as línguas com as bandeiras respectivas ou com uma outra qualquer sinalização do idioma? Se a sua resposta foi sim, então esta clarificação é mesmo para si! Vamos lá ver como criar publicações em vários idiomas, isto é, publicar em duas ou mais línguas, no Instagram e Facebook.

 

Antes de começarmos, temos de perceber em quantos idiomas está a partilhar conteúdo nestas duas redes sociais e compreender as diferenças atuais entre elas:

 

– O Facebook tem, neste momento, para além da publicação direta no feed, duas opções de publicação e agendamento de conteúdo: as Ferramentas de Publicação e o recente Estúdio de Criação.

– O Instagram permite publicar conteúdo (sejam imagens ou vídeos) através da aplicação no telemóvel, e na versão desktop permite carregar vídeos.

 

Presentemente, e de acordo com a forma de funcionar do Facebook, não existe uma ferramenta que publique em ambas as plataformas em vários idiomas ao mesmo tempo. Raça do Facebook! Ora, isto acontece porque o Facebook tem um sistema de deteção da língua do utilizador (que se baseia no idioma que temos selecionado no nosso perfil pessoal) e adapta-se, de acordo com a mesma, para cada pessoa; funcionalidade esta que não existe no Instagram.

Como o Facebook se ajusta e mostra o conteúdo no seu idioma, é importante, quando publica em várias línguas diferentes, colocar a sua própria tradução ou rever a tradução sugerida por esta plataforma (certamente, enquanto utilizador já reparou em publicações com traduções que não fazem sentido, e com isto não falamos dos pequenos erros, relativamente inofensivos, que todos cometemos de vez em quando!).

 

Vejamos agora, qual a forma mais eficaz de publicar conteúdo no Facebook e Instagram, sabendo de antemão que vamos ter que o fazer separadamente.

Sim, separadamente! E sim, é possível partilhar o conteúdo do Instagram no Facebook com o uso do separador das bandeiras (ou outro que goste) com o idioma no texto da publicação (mas note que ao fazer isto está a limitar o alcance no Facebook). Então, para publicar e tirar o maior partido destas duas redes sociais, de forma gratuita:

 

No Facebook, crie a sua publicação nas Ferramentas de Publicação (opção visível na sua página no menu do lado esquerdo) e na opção “Escrever publicação noutro idioma” adicione a sua tradução (ou reveja aquela que é gerada automaticamente). Aqui pode ainda pré-visualizar o seu post, publicá-la de imediato, ou agendá-la para depois.
Atenção que, para poder fazer estas publicações em vários idiomas, tem que ter esta opção selecionada na página de Facebook que está a gerir (no computador, aceda às definições desta página no menu do lado esquerdo; no, agora aberto, menu Geral procure a opção “Publicação em vários idiomas”; clique em editar, selecione “Permitir às pessoas que gerem esta página escrever publicações em vários idiomas” e guarde as alterações).

 

No Instagram, tem duas opções: diretamente na app do Instagram no seu telemóvel, ou através do Estúdio de Criação disponível no Facebook dentro da opção Ferramentas de publicação. As duas grandes vantagens deste estúdio, é que ao criar aqui as suas publicações para o Instagram, pode ir buscar os recursos gráficos (imagens, vídeos, etc.) aos posts já publicados na página de Facebook, sem necessidade de novo upload. Aqui pode ainda agendar as suas publicações para o Instagram, sem sair do Facebook.

 

Contudo há exceções: um vídeo não permite usar a funcionalidade de publicar em dois ou mais idiomas de forma correta no Facebook. Nesta situação, escolha um idioma para a publicação e, se isso não for uma opção, só resta recorrer à divisão dos idiomas com separadores (como as bandeiras de que falámos antes, por exemplo).

 

Pronto para fazer publicações em vários idiomas e obter o máximo de forma gratuita no Instagram e Facebook?

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!