5 erros que estão a dar cabo do seu desempenho no Google Ads

08/06/2021

O Google Ads não é a plataforma mais fácil de usar, especialmente se é um principiante. Existem muitas configurações e muitas opções. E, embora cometer erros não seja, no geral, uma coisa boa, não escolher bem algumas das configurações não lhe causará grandes danos, enquanto que outras podem influenciar negativamente o seu desempenho no Google Ads.

 

Só uma nota rápida antes de continuarmos: se é um grande fã de redes sociais e não está, neste momento, a correr nenhuma campanha de Google Ads, espreite o nosso artigo sobre os 5 erros que podem estar a prejudicar a sua publicidade no Facebook.

 

Hoje, vamos dar-lhe algumas ideias do que pode ser necessário verificar e melhorar na sua conta de Google Ads para obter melhores resultados já nas próximas semanas.

 

Aqui estão cinco erros que definitivamente não quer cometer:

 

  1. Agrupar todos os seus diferentes produtos e segmentos numa só campanha, ou pior, num só grupo de anúncios
    Criar uma boa estrutura de conta no Google Ads é grande parte do sucesso neste canal. Não tente combinar tudo numa só campanha, pensando que será mais fácil de gerir desta maneira. Isto tornará mais difícil o controlo dos seus gastos no orçamento, bem como fazer uma segmentação mais precisa. Na verdade, a maneira mais fácil de decidir sobre a estrutura das campanhas é dividi-las por diferentes targets (por país, idioma, perfil específico de cliente) ou por produtos/serviços que fornece. Certifique-se apenas de que, se colocar algumas coisas diferentes na mesma campanha, elas partilham a mesma lógica/orçamento ou, por outras palavras, o mesmo objetivo final.

 

  1. Não dividir palavras-chave (keywords) em grupos intimamente relacionados
    Este é o passo seguinte no processo de planeamento e organização da sua conta. Depois de dividir os seus produtos e segmentos ou targets em campanhas e de fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada, vai provavelmente acabar com um número bastante grande de keywords e suas variações. Copiar todas elas para um grupo de anúncios é um dos erros mais frequentes que vemos nas contas de Google Ads. O que quer é que as suas palavras-chave estejam intimamente relacionadas entre si num mesmo grupo de anúncios. Desta forma, vai poder escrever anúncios que também estarão intimamente relacionados com as suas palavras-chave e, portanto, serão mais relevantes para as pesquisas dos utilizadores. A qualidade dos seus anúncios e palavras-chave será maior e isso resultará num menor custo por clique (CPC), o que é definitivamente um resultado para o qual vale a pena trabalhar.

 

  1. Usar apenas palavras-chave de correspondência ampla
    É necessário que explore o que diferentes correspondências de palavras-chave significam. Sem entrar em grandes detalhes, precisa saber que, se copiar as palavras-chave de que gosta para a sua campanha, poderá receber cliques de utilizadores que pesquisam coisas completamente diferentes, e o Google Ads continuará a fazer corresponder essas pesquisas às suas keywords. Isto acontece porque o copiar apenas uma palavra-chave para a sua campanha significa que está a escolher uma correspondência ampla e, portanto, o Google mostrará os seus anúncios não apenas para utilizadores que pesquisam usando a sua palavra-chave, mas também para aqueles que pesquisam “erros de ortografia, sinónimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes “. Muito frequentemente, uma “variação relevante” do seu serviço ou produto pode ser algo que realmente não vende ou não faz, o que resultará na saída dos utilizadores do seu website porque não conseguem encontrar o que procuram. Vai acabar por pagar por cliques irrelevantes. Existem muitos tipos de correspondência de palavras-chave no Google Ads mas todos eles diferem em “quão perto” é que o que as pessoas estão a colocar na barra de pesquisa do Google está das palavras-chave que você escolheu. Veja melhor e faça alguma pesquisa sobre este assunto para garantir que faz uma escolha informada ao decidir sobre o seu tipo de correspondência (pode, por exemplo, ler mais sobre este assunto na ajuda do Google Ads. Mudar apenas isto pode, por si só, trazer uma enorme poupança monetária.

 

  1. Não usar palavras-chave negativas
    Este ponto está profundamente relacionado com o anterior. Às vezes, o Google combina os seus anúncios com pesquisas que não são relevantes para si. Isto é normal, não é necessário desativar a palavra-chave que gerou alguns cliques irrelevantes ou alterá-la imediatamente. Há uma maneira de educar o Google sobre o que realmente precisa. Sempre que tiver uma pesquisa irrelevante para si, tem a opção de a adicionar às suas palavras-chave negativas. Isto significa que o Google guardará essa pesquisa como algo que você não quer e, portanto, não voltará a mostrar os seus anúncios novamente às pessoas que façam essa pesquisa. Mas tenha cuidado, os tipos de correspondência também se aplicam aqui. Você não quer limitar excessivamente a sua conta.

 

  1. Não escolher cuidadosamente uma página de destino (landing page)
    Este é a questão que mais frequentemente leva à afirmação “o Google Ads é um desperdício de dinheiro”. Ter uma conta perfeitamente otimizada é apenas metade daquilo que precisa para começar a ganhar dinheiro com a ajuda dos Google Ads, em vez de só o gastar sem nenhum resultado. A segunda parte, e a mais importante, é a sua página de destino. Quando um utilizador clica nos seus anúncios, ele espera ver exatamente o que está à procura e da maneira exata que o anúncio prometeu. No entanto, muitos anunciantes direcionam todos os seus anúncios para a página inicial do seu website. Consegue adivinhar o que acontece? Os utilizadores acedem à página, não veem o produto, serviço ou promoção sobre o qual o anúncio falava imediatamente no primeiro écran, fecham o site e voltam à página de resultados da pesquisa.

    O que precisa é que a sua landing page corresponda aos seus anúncios da maneira o mais exata possível. Além disso, é necessário garantir que a sua página mostra todas as vantagens do seu produto/serviço e que responde a quaisquer dúvidas ou questões que possam surgir. O conteúdo da sua página de destino para PPC deve ser direto, curto e profundamente relevante. O design também é importante: deve ser muito fácil para o utilizador obter o resultado que está à procura. Quando aponta todos os seus diferentes anúncios para a homepage, é impossível atingir este nível de precisão. Poderá dizer que não tem uma boa página de vendas para cada um de seus produtos, mas sabe que mais? Vai precisar de as começar a criar. Tente fazer uma página para o seu produto e/ou serviço mais importante; invista tempo e esforço nessa página. Depois, compare os resultados. Temos a certeza de que vai querer criar mais páginas destas daí para a frente.

 

Ainda se sente confuso e com medo de começar a anunciar com o Google Ads? Ou talvez já tenha começado, mas ainda não tem certeza se as suas campanhas estão a ser bem-sucedidas…

 

Veja o nosso artigo sobre como analisar o desempenho no Google Ads em termos de sucesso das campanhas para clarificar o assunto. Ou, em alternativa, esteja à vontade para entrar em contacto connosco e obter ajuda profissional para criar as suas campanhas de Google Ads.

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!