Marketing digital em tempos de quarentena… Fazer ou não fazer? Essa não é a questão! A questão é O QUE fazer.

18/03/2020

As últimas semanas viraram a vida da maioria das pessoas do avesso. Não é um momento fácil para as empresas. Algumas estão a fechar por tempo indeterminado, outras ainda estão a funcionar mesmo que à distância, mas o efeito do surto de COVID-19 é sentido por todos.

 

Nesta situação de quarentena, as empresas começam a questionar todas as tarefas/investimentos que estão a realizar, tentando descobrir o que é essencial e o que é inútil ou pode ser cancelado por agora. Então, e o marketing digital?

 

Se nos perguntar se a sua empresa – que continua a laborar, mesmo que com volumes reduzidos, e que tem a possibilidade de continuar a trabalhar também o seu marketing digital – deve fazê-lo, dizemos-lhe “claro que sim”. Esta pandemia não é de forma alguma uma razão para parar o seu marketing; mas é sim altura de ser mais inteligente em como o faz. Deixe-nos dar-lhe algumas ideias sobre o que ainda pode ser feito durante estes desafiantes “tempos de quarentena”:

 

  1. Dê uma olhadela ao seu website.
    Este é o momento perfeito para fazer uma boa “limpeza de casa”. O seu site está em WordPress? Então, provavelmente é altura de atualizar por fim todos os plugins e temas que anda a adiar há algum tempo. Se o seu website tiver uma funcionalidade de comentários, tire um pouco de tempo para responder a todos os que os seus visitantes lhe deixaram. O seu site ainda tem páginas de produtos que já não está a vender? Encontrou algum link quebrado? Este é o momento certo para se dedicar à manutenção do seu website.

 

  1. Publicidade online.
    Se tem um orçamento para continuar a fazer anúncios durante o período de quarentena, faça-o, definitivamente. Pode reduzir o orçamento geral, mas não pare. Mais uma vez, seja mais inteligente em como o faz:
  • Exclua temporariamente da sua segmentação as áreas geográficas que estão a ser mais afetadas pela situação (Itália, por exemplo). Se estiver a fazer Google Ads, poderá manter essas áreas na sua segmentação, mas criar ajustes de lance negativos para elas. Desta forma, não ‘desaparece’ nessas áreas, mas reduz o investimento.
  • Se tem algumas campanhas dedicadas à sua loja física e outras dedicadas ao site de e-commerce, tente pausar as das lojas físicas e direcionar o orçamento “libertado” para as campanhas de comércio online. Diga aos seus clientes de que ainda os pode ajudar, mesmo que eles fiquem em casa em isolamento voluntário ou quarentena obrigatória.
  • Se não vende online e, no momento, não tem nenhuma atividade “efetiva a ter lugar”, ainda pode usar parte do orçamento que já tinha atribuído à sua publicidade digital. Tente investir em campanhas de reconhecimento de marca (brand awareness). Essas campanhas não foram pensadas para compras imediatas, mas para fazer com que os utilizadores considerem a sua empresa na próxima vez que precisarem dos seus produtos ou serviços, por isso esta é uma altura perfeita para este tipo de publicidade.

 

  1. Redes Sociais.
    Aqui tudo é simples. Não pare de fazer publicações (posts)! Nesta altura, a maioria das pessoas tem muito mais tempo para navegar nas redes sociais e, neste momento, como a maior parte do feed é dedicada às notícias do vírus, qualquer coisa de diferente chama a atenção imediatamente. Continue a criar posts úteis para o seu público; isso vai deixá-los ainda mais vinculados à sua marca a longo prazo.

 

  1. Criação de novo conteúdo.
    Aqui a situação é a mesma da das redes sociais. Agora, as pessoas têm mais tempo para ler, então crie esse artigo/post/novo texto para a página inicial do seu website, que tencionava escrever há alguns meses, e depois promova-o um pouco pelas ditas redes sociais. Pode ser agradavelmente surpreendido com o alcance que vai conseguir.

 

Em suma, o mais importante é permanecer em segurança e não entrar em pânico. Invista na sua marca agora, implemente estratégias a longo prazo. E lembre-se de que quando a maioria das empresas entra em modo de pausa, a concorrência diminui. Ao mesmo tempo, o público em geral lê e vê mais coisas agora. A nós parece-nos uma oportunidade!

 

Esta crise passará mais cedo ou mais tarde (e isto é um facto), então porque não tentar “aquecer” um pouco o seu público agora, para que, quando as coisas voltarem ao normal e o mundo estabilizar novamente, as possa abordar com campanhas orientadas para a conversão que têm mais possibilidades de sucesso?

 

Se tiver mais ideias e estratégias para este período, esteja à vontade para as partilhar connosco usando o formulário de contacto abaixo, e teremos o maior prazer em fazer um pouco de brainstorming consigo!

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!