Fiz um Giveaway nas redes sociais! Om!

03/06/2021

Antes de mais nada é necessário tomar consciência de que aquela imagem bonita que aparece nos giveaway nas redes sociais e as instruções claras dos passatempos, em que todos nós já participámos aqui e ali, não aparecem ali (quer seja no Instagram, no Facebook, ou em ambos) por obra e graça do Espírito Santo, sem qualquer trabalho. É preciso planear e fazê-lo bem feito. Caso contrário, para além de não trazer os resultados pretendidos, gasta-se tempo com esta tarefa (e todos sabemos como “tempo é dinheiro”!).

 

“Mas isso não é só publicar?!” – perguntam vocês (e somos atacadas imediatamente por uma crise de urticária!).

 

Por incrível que pareça, e ainda que aqui sejamos todas digital markeeters, por momentos sente-se mesmo isto. Mas há que furar esta nuvem de ilusão à volta das redes sociais de uma vez por todas. Assim sendo, da próxima vez que quiser fazer um giveaway nas redes sociais, recomendamos que respire fundo e invoque o “mantra” que criámos para esta situação específica: “um giveaway não é um evento livre de elaboração, nem imune à utilização de parte das nossas horas. Om!”.

 

Espere, não desista já, porque os giveaway nas redes sociais valem mesmo a pena e precisa saber porquê!

 

Mesmo que não saia perfeito à primeira, e mesmo que tenha no final uma longa lista de melhoramentos a implementar para a próxima, será uma belíssima forma de, por exemplo, fazer crescer o seu número de seguidores e aumentar a notoriedade da sua marca. Agora imagine se for mesmo bem feito, com conhecimento e experiência – “iria bombar”, como se diz por aí na gíria!

 

Vamos dar-lhe uma ajuda e iluminar o seu caminho no processo de criação do seu giveaway nas redes sociais. E se é uma daquelas pessoas que manda um SMS para os outros para saber sempre onde encontrar a informação que precisa, vai perceber a dualidade do benefício desta lista:

 

  1. Escolher apenas um objetivo: em vez de tentar conciliar todos, porque “se auto-complementam”, não inventemos, vamos escolher só um! Qual é o seu? Aumentar o número de seguidores? Aumentar a interação ou engagement? Aumentar a notoriedade da marca, ou gerar criação e partilha de conteúdo acerca de um tópico? Sabemos que destes todos, se calhar três ou quatro lhe parecem muito bem mas, com um objetivo apenas, acredite que será mais fácil escolher as opções para as outras etapas, de forma mais… coerente.

 

  1. Os prémios: o que vamos oferecer? É importante definir exatamente o quê e a quantidade de prémios a atribuir, nada de pensar “sim, pois se calhar vou dar aquilo”. Mas vai dar “qual aquilo”, “quantos aquilo” e de que forma? Lembre-se que estamos juntos nisto, vamos evitar a procrastinação nos giveaways e definir esta questão desde o início.

 

  1. Instruções de participação: que sejam claras e fluídas como a água a correr! Fora de brincadeiras, testar o caminho de participação como se fosse mesmo um utilizador, é essencial, pois, às vezes, e pela nossa experiência, ao pedir a um participante que vá a múltiplas plataformas (por exemplo para o seguir no Instagram e depois no Facebook) este pode-se perder no caminho e, para além disso, torna-se o processo de seleção do vencedor ainda mais demorado. Deve focar-se em manter o “percurso” simples, mas de acordo com os objetivos de marketing definidos.

 

  1. Criar uma imagem que grite GIVEAWAY: utilize uma imagem que evoque bem e imediatamente o que está a fazer (isto é um giveaway, ponto final parágrafo!).

 

  1. Atenção ao texto que acompanha a publicação: nada de divagar. Vamos focar-nos na oferta e dizer claramente quais os passos a seguir para a ganhar, e ainda (e como já vimos mais acima, isto é mesmo importante) qual o dia, a hora e a forma como o vencedor vai ser anunciado.

 

  1. Planificar vale ouro: fazer toda a planificação do evento antes de lançar a primeiríssima publicação, deixar tudo decidido e pré-preparado até à mensagem que vai ser enviada ao vencedor com a atribuição do prémio, vai poupar-lhe muito trabalho e até alguns dissabores.

 

  1. Tem que gastar algum dinheiro com o seu giveaway nas redes sociais: se queremos que nele participe o maior número de pessoas possível, vamos mesmo ter que gastar uns “troquinhos” na sua promoção.

 

  1. E, por último, para o seu primeiro giveaway, nada de ser ambicioso: escolha apenas uma rede social – Facebook ou Instagram – para o fazer.

 

Esperamos que agora perceba melhor o porquê destas nossas recomendações – é que isto dos giveaways tem potencial, mas precisa de ser bem feito. Temos que confessar, que inicialmente também pensámos que era só fazer, até que fizemos o primeiro. E se ainda está às voltas com aquela ideia do “isto é só publicar”, desafiamo-lo a que o faça, e depois conversamos!

 

E para terminar, só nos resta dizer a todos os profissionais de marketing digital e pessoas que nas empresas fazem a gestão das suas redes sociais (e consequentemente a criação destes passatempos): ergam-se e marafem-se quando vos disserem que “é só publicar e já está”! Om!

Três raparigas que adoram trabalhar juntas na área do marketing digital e que também escrevem umas coisas! Se o que leu faz sentido para si, e se a sua empresa precisa de estratégias reais de marketing digital para alcançar e manter uma posição de sucesso online, fale connosco!